Carburação

Conceitos Básicos De Carburação

Quem não adora regular o carburador da sua moto?

Acho que ninguém. Infelizmente, é algo que mais cedo ou mais tarde você tem que fazer. Quem quer a melhor performance tem que ajustar a mistura ar/combustível do carburador da moto.

De maneira simplificada, “carburar” a moto é determinar a relação ar/combustível que o motor recebe. A relação correta faz a moto rodar da maneira ideal. Usando giclês de tamanhos diferentes ajuda a aumentar ou diminuir a razão entre ar e combustível que a moto requer.

A maioria das motos off-road precisa de ajustes de carburação, mesmo zero km. Um número de fatores influencia se você precisa ajustar a giclagem. Aqui vão alguns:

  • Clima
  • Umidade
  • Altitude
  • Modificações no motor e escape

Motos 4 tempos são menos sensíveis do que as motos 2 tempos em termos de necessidade de ajustes, mas rodar no nível do mar, onde a moto fica mais “fina” ou “pobre”, a ir pro alto da serra (“rica”) zoa a carburação de qualquer moto.

Minha moto está “Rica” ou “Pobre”?

A maneira mais fácil é se basear no jeito que a moto anda. Se a sua moto “embola” ou “pipoca” quando você acelera, provavelmente a mistura está com muito combustível (rica). Ao contrário, se ela desenvolve bem, mas parece não ter potência, ela está pobre, com muito ar.

O carburador tem 4 componentes básicos:

  • Giclê de Baixa (ou Piloto) – Controla a quantidade de combustível na marcha lenta
  • Giclê de Alta (ou Principal) – Controla o combustível quando se abre o acelerador (entre 50% e 100%)
  • Agulha – Controla o combustível quando se abre e fecha o acelerador (entre 20% e 80%)
  • Difusor (ou Flauta) – É onde a agulha entra. Em conjunto com a agulha afeta entre 15% e 60% do acelerador.

Como você pode ver, são várias partes que trabalham em conjunto, influenciando a mistura ar/combustível.

Regulando a sua moto

Aqui é onde o bicho pega. Se você estiver rodando “rico”, por exemplo, você tem que verificar o giclê de alta e a agulha. Porém, você só deve modificar uma coisa de cada vez. Se você reduzir o giclê de alta e resolver o problema, pronto! Se não resolver, aí você passa para a agulha.

Nunca mexa com mais de uma coisa de cada vez. Se mudar o giclê de alta não resolveu, volte para o giclê que estava e só então mexa na agulha. E por aí vai.

Se você mudar um monte de coisas de uma vez, você nunca vai saber o que causava o problema. Siga o mesmo procedimento se a moto estiver “pobre”.

Quando você se acostumar com ajustes de carburação, você será capaz de facilmente ajustar a mistura ar/combustível baseado numa variedade de fatores. A sua moto pode estar rica no verão e pobre no inverno. Do mesmo jeito, uma vigem para praia pode precisar de ajustes de você veio do alto da serra. Quanto maior a altitude mais rarefeito o ar fica e a moto precisa de menos combustível na mistura para andar da maneira ideal.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *